ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



5 de setembro de 2013

Dois depoimentos

Publico dois vídeos, cada um com o depoimento sobre a homossexualidade e a possibilidade/necessidade da aceitação pela família. Esta postagem poderia ser intitulada como "em nome do pai e do filho", mas como escrevo aqui sobre os assuntos ligados à religião, tal frase, certamente, teria causado uma confusão (embora, a aceitação de um filho, ou uma filha homossexual, feita "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo", seja a melhor de todas!). Os depoentes aqui apresentados não são, literalmente, pai e filho (quer dizer, um não é o filho do outro), mas, de certa maneira, representam milhares de pais e filhos.

Allex, um jovem gay, fala sobre a dificuldade de "sair do armário". Quem quiser, acesse este vídeo diretamente no YouTube e leia os comentários. A maior polêmica foi causada pelo fato de Allex ter usado o termo "dom" em relação à homossexualidade. Queria contribuir aqui para tal entendimento, citando a opinião de um padre jesuíta, James L. Empereur que, em seu livro "Direção espiritual e homossexualidade" (Edições Loyola; São Paulo, 2006), referindo-se aos homossexuais cristãos (mas que, na minha opinião, pode ser estendido a todos os outros... já citei este livro aqui):
 
Os gays cristãos possuem um carisma análogo ao carisma de uma vocação religiosa. (...) O que diferencia o carisma do homem gay do carisma de um homem membro de uma ordem religiosa é que o do homem gay é um carisma sexual. Assim como Deus ofereceu certo dom aos sacerdotes, irmãos ou irmãs na vida religiosa para que seguissem o evangelho com certo caráter público, assim Ele ofereceu aos homens gays e mulheres lésbicas um dom sexual especial, que exibe de maneira pública a diversidade e a beleza de Deus em nosso mundo. Todas as criaturas de Deus expõem a obra de Deus, mas o mundo também precisa de variação para que a riqueza dessa obra seja inequivocamente evidente. Deus dá a gays e lésbicas a variação um tanto surpreendente de sua sexualidade para ajudar seus irmãos e irmãs a ter uma compreensão maior da realidade de seu Deus.
 
O segundo vídeo transmite belas palavras de um pai que ama o seu filho gay. É o senhor Paulo Próspero que tive a honra de ouvir, ao vivo, no "I Encontro de Relatos e Experiências", promovido pelo Grupo Diversidade Católica, durante a JMJ no Rio, em julho deste ano (veja aqui as impressões do evento). O depoimento dele, publicado aqui, foi exibido no programa da TV Globo "Encontro com Fátima Bernardes", em março deste ano. A frase que se torna um resumo de mensagem de Paulo Próspero para cada pai e cada mãe de filho, ou filha de homossexual, pode ser essa: "O resultado que se tem, quando a gente aceita um filho, é uma coisa espetacular!".  
 
O depoimento de Allex:
 
 
O depoimento de Paulo Próspero:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário