ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



24 de setembro de 2013

Padre Pio e a natureza

 
Hoje é o dia que a Igreja dedica à celebração da memória de um dos mais famosos Santos dos tempos recentes: o Padre Pio de Pietrelcina. A sua fama refere-se, principalmente, aos estigmas (as chagas de Cristo, carregadas pelo Padre Pio durante 50 anos), mas também a outros dons extraordinários, como a bilocação (o dom sobrenatural de estar em dois lugares simultaneamente), a leitura da mente/consciência dos penitentes e aos milagres que ele realizava. O que surpreende na história deste santo é que ele tinha sido perseguido pela Igreja, inclusive pelo Santo Ofício (antes chamado Suprema e Sacra Congregação da Inquisição Universal  e, atualmente, Congregação para a Doutrina da Fé) e, mais tarde, pela mesma Igreja, foi canonizado. Longe de ter sido um pedido de perdão em nome da Igreja, o rito de canonização do Padre Pio, em 2002, contou com esta observação de João Paulo II: A imagem evangélica do "jugo" recorda as numerosas provas que o humilde capuchinho de San Giovanni Rotondo teve que enfrentar. Hoje contemplamos nele como é suave o "jugo" de Cristo e verdadeiramente leve o seu fardo quando é carregado com amor fiel. A vida e a missão do Padre Pio testemunham que as dificuldades e os sofrimentos, se forem aceitos por amor, transformam-se num caminho privilegiado de santidade, que abre perspectivas de um bem maior, que só Deus conhece. Na cerimônia da beatificação, em 1999, as palavras do Papa foram um pouco mais diretas: Não menos dolorosas, e humanamente talvez ainda mais fortes, foram as provações que teve de suportar como consequência, dir-se-ia, dos seus singulares carismas. Na história da santidade às vezes acontece que o escolhido, por especial permissão de Deus, é objeto de incompreensões.
 
Aqui fica um pouco mais claro o título deste texto. A Igreja tem algum tipo de obsessão em relação à natureza. Uma instituição que se apresenta ao mundo como "guardiã do sobrenatural", tem dificuldade de reconhecer os fenômenos que não se encaixam no conceito de "natureza". A Congregação para as Causas dos Santos, declara: O mundo muda, mas os santos, embora também mudem com o mundo que se transforma, representam sempre o mesmo rosto vivo de Cristo. Não existe nisto, porventura, um indício inconfundível da vitalidade peculiar, metacultural e meta-histórica para nós, católicos, "sobrenatural" é a palavra justa do anúncio e da Graça cristã?
 
Pois é, Deus não se submete às leis da natureza. Ou, talvez, Ele mesmo tenha revelado as dimensões desconhecidas dessa mesma natureza. Já o rei Salomão, considerado um dos maiores sábios na história da humanidade, assim expressou a sua pequenez: Mal podemos compreender o que está sobre a terra, dificilmente encontramos o que temos ao alcance da mão. Quem, portanto, pode descobrir o que se passa no céu? E quem conhece vossas intenções, se vós não lhe dais a Sabedoria, e se do mais alto dos céus vós não lhe enviais vosso Espírito Santo? (Sb 9, 16-17). Façamos aqui uma conexão direta com a promessa que Jesus deu aos seus discípulos, depois de ter constatado a limitação deles: Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade (Jo 16, 12-13). É importante notar aqui que, mesmo depois de terem sido revestidos com o poder do alto (cf. Lc 24, 49), os Apóstolos apresentavam grandes dificuldades em compreender os desígnios de Deus. Não foi e não está sendo diferente na Igreja, até o dia de hoje. Com outras palavras, a ação do Espírito Santo que consiste em conduzir a Igreja à plena verdade, continua e continuará até o fim dos tempos. As palavras de Jesus "Sabeis distinguir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?" não perderam a sua atualidade.
 
Vejamos agora, qual é a maior razão das dificuldades que a Igreja tem em relação ao reconhecimento dos direitos de pessoas homossexuais:
 
- Os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados. São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados. (CIC, 2357)
- O Catecismo distingue entre os atos homossexuais e as tendências homossexuais. Quanto aos atos, ensina que, na Sagrada Escritura, esses são apresentados como pecados graves. A Tradição considerou-os constantemente como intrinsecamente imorais e contrários à lei natural. Por conseguinte, não podem ser aprovados em caso algum. (Instrução sobre os critérios de discernimento vocacional acerca das pessoas com tendências homossexuais..., n. 2)
- Não existe nenhum fundamento para equiparar ou estabelecer analogias, mesmo remotas, entre as uniões homossexuais e o plano de Deus sobre o matrimónio e a família. O matrimónio é santo, ao passo que as relações homossexuais estão em contraste com a lei moral natural. (Considerações sobre os projetos de reconhecimento legal das uniões entre pessoas homossexuais, n. 4)
 
Um site "ultracatólico" (Veritatis splendor), tenta explicar as coisas assim:
O homossexualismo pertence à primeira classe dos pecados de luxúria. Ele não se contenta em usar da natureza contra a reta razão: viola a própria natureza. Entre os vícios contra a natureza, ele ocupa o segundo lugar, perdendo apenas para a bestialidade. Talvez seja por sua especial gravidade que esse pecado tenha sido escolhido como motivo de "orgulho", com marchas, campanhas e ameaça de perseguição aos discordantes ("homofóbicos"). Quem exalta o homossexualismo deve fazê-lo com a intenção de afrontar a Deus ao máximo.
Os que não entendem que o homossexualismo seja antinatural, talvez usem "natural" no sentido de "habitual". O hábito, porém, não se confunde com a natureza. Um hábito acrescentado à natureza produz uma inclinação que a natureza, por si só, não tem. Um hábito contrário à natureza é capaz de inclinar a faculdade a agir contra a natureza. Tal inclinação habitual, não é, porém, natural.
Como se diz em algumas ocasiões, será necessário começar por Adão e Eva, mas isso só na próxima vez. Apenas vou adiantar que é, justamente, o contrário do que "explica" o site acima. Por exemplo, por mais que seja habitual, voar de avião, é totalmente antinatural.
-------------------------------------------------------------
Fica comigo, Senhor,
pois é só a Ti que procuro,
Teu amor, Tua graça, Tua vontade,
Teu coração, Teu Espírito, porque Te amo,
e a única recompensa que Te peço
é poder amar-te sempre mais.
Como este amor resoluto desejo
amar-Te de todo o coração
enquanto estiver na terra,
para continuar a te amar perfeitamente
por toda a eternidade.
Amém.
(S. Padre Pio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário