ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



30 de outubro de 2013

5 minutos para o casal

 
Ainda não temos o material suficiente que pudesse nos ajudar a cultivar os nossos relacionamentos homoafetivos. A grande parte da literatura LGBT concentra-se na luta pelos direitos e uma outra parte é dedicada à erótica. Por isso precisamos recorrer à sessão de autoajuda com as obras dedicadas aos casais heterossexuais. Basta, porém, aplicar uma simples correção, substituindo, onde for necessário, o termo "mulher" por "homem" e vice-versa. Afinal, trata-se de relacionamento amoroso entre dois seres humanos. Alguns livros facilitam bastante a (nossa) leitura, empregando com frequência, a palavra "parceiro", sem insistir tanto em "marido & mulher". É o exemplo do livro, escrito por duas mulheres (casadas com homens), Bonnie Jacobson, psicóloga e psicoterapeuta e Alexia Paul, escritora e editora: "Cuide do seu casamento 5 minutos por dia. Práticas diárias para transformar seu relacionamento" (Editora Gente; São Paulo, 2013). Incluí este livro no presente ao casal gay, na ocasião da festa deles, na qual assinaram o Pacto de União Estável, no meio deste mês.
 
A Editora Gente, no seu site, apresenta o livro assim: Ano após ano, vemos o crescimento das estatísticas de separação, e com a rapidez das mudanças da vida moderna, o casamento parece um código indecifrável, um mistério. Parece que nunca sabemos se seremos os próximos a perder o amor até que seja tarde demais. Proteger o casamento é um ato diário – e, com este livro, vemos que ele está nas coisas simples. Com cinco minutos por dia, transforme seu relacionamento em uma união forte, amorosa e indestrutível. Sem precisar de planos complexos, descubra quais são as práticas dos casais felizes e inseparáveis e incorpore-as à sua rotina de maneira simples e prazerosa a partir da experiência da doutora Bonnie Jacobson na construção de relacionamentos felizes. É impossível ser feliz sozinho, e, com cinco minutos por dia, você nunca mais terá de se preocupar se o seu amor vai bem!
 
O mesmo site dá, também, o acesso ao primeiro capítulo do livro, em formato pdf (aqui). Transcrevo uma pequena parte:
 
Encha seu casamento de afeto
Todos os dias, ofereça a seu companheiro um beijo, um abraço, uma massagem nas costas para lembrá-lo de sua devoção e renovar o sentido de “estar nisso juntos”. A boa notícia? Cinco minutos por dia é tudo de que você precisa para restaurar a afeição amigável em seu relacionamento, um pequeno esforço que resulta em uma enorme recompensa emocional. A maioria gostaria de ser mais afetuosa. A chave é ter disciplina para dedicar tempo para buscar nosso parceiro enquanto atravessamos nossos dias sobrecarregados. (p. 3)
 
Crédito extra
No próximo sábado de manhã, quando vocês podem ficar um pouco mais na cama, tome a iniciativa de se enroscar no corpo de seu parceiro e veja se isso leva a um bom aconchego ou – ainda melhor – a uma sessão de sexo prazeroso. Entre vocês dois, o mais inclinado às demonstrações afetuosas pode se sentir negligenciado caso os abraços e beijos sejam escassos. Da mesma forma, seu companheiro pode se sentir invadido quando você se senta no colo dele sem convite ou quer trocar beijos quando ele não está no clima. Nesse caso, uma invasão discreta pode dar resultado. Cinco minutos diários de afetividade física podem funcionar para esse tipo de casal – contudo, a forma de abordar e o momento são cruciais. Se você adora afeto físico e acha que está faltando contato, não espere que seu parceiro faça a oferta. Aproxime-se nos momentos em que os dois estiverem relaxados. Sem chamar a atenção (“Viu, não é tão ruim!”) ou impor culpa (“Por que não ficamos de mãos dadas pelo menos de vez em quando?”), segure com delicadeza a mão de seu companheiro por alguns minutos e depois solte. O fundamental é não fazer pressão, não colocar culpa. Pegue leve. (p. 7)
--------------------------
Observação final (e prática): Desisti de comprar esse livro via site, embora haja tal possibilidade. É que achei exagerado o custo de envio. Simplesmente fui a uma livraria (no meu caso, a Saraiva) e facilmente comprei o livro (talvez por ter sido lançado recentemente). Enfim, recomento essa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário