ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



31 de outubro de 2013

Halloween e os católicos

 
Todos os anos, nesta época do ano, muitos católicos levantam o grito de guerra contra os costumes da festa chamada Halloween."É coisa do Diabo!" - dizem. Um site que se apresenta como "100% católico" (Pai de Amor) adverte: Halloween - A Festa que destrói nossos princípios e a nossa fé. (...) Está comprovado que na noite de 31 de Outubro na Irlanda, EUA, México, Brasil e em muitos outros países, se realizam missas negras, despachos e reuniões secretas relacionadas com o mal, aproveitando que uma infinidade de espíritos malignos são invocados livremente em todo o mundo. Atualmente jovens, adolescentes e crianças (o que é mais triste), celebram o Halloween vestidos de diabos, bruxos, mortos, monstros, vampiros, e outros personagens relacionados principalmente com o mal. (...) O texto acima, diga-se de passagem, foi copiado (sem devidos créditos) de um outro site (ACI Digital) que apresenta o estudo mais elaborado (do mesmo cunho fundamentalista).
 
Enquanto isso, as fontes (digamos, neutras), serenamente informam que a origem pagã (de Halloween) tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. (...) A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
 
Não sei se é apenas uma impressão minha, mas parece que (muitos alguns) católicos adoram demonizar tudo. Por que não tentar detectar a intuição da verdade, presente em culturas e até crenças diferentes? É tão bela a definição, citada acima: Para os celtas o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. É tão distante da "politicamente correta" definição da (católica) vida eterna? Ou, então, os sacerdotes católicos, não são uma espécie de "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados? Só porque o termo "médium" pertence a um outro conto de fadas? Será, mais uma vez, o medo "católico", diante de tudo que é diferente? O culto, ou melhor, a reverência para com os antepassados é algo profundamente humano. Por sua vez, o estilo de brincadeira (que não tem nada a ver com a zombaria), não pode ser visto como a festa da vida? Qual é a lógica em definir os mortos como os "personagens relacionados principalmente com o mal" (assim fazem os citados acima sites "100% católicos"), se a própria Igreja presta um culto especial aos santos que, afinal de contas, precisavam morrer, antes de serem venerados?
 
Ora, os católicos já deixaram de considerar "coisa do Diabo", por exemplo, as mulheres que usam calças, os judeus, os índios, a televisão, o rock (bem, alguns ainda consideram) e tantas outras coisas. Queira Deus que, um dia, deixem de considerar dita "coisa do Diabo", os homossexuais (e todos os outros não heterossexuais... aliás, o sexo e o corpo humano em geral), o Halloween, "Harry Potter" e um monte de outras coisas. Dessa maneira, teriam mais tempo para se ocupar com as coisas realmente importantes... Quem sabe, o Papa Francisco possa dar um jeitinho nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário